REsiliência

Como lidar com a reprovação no concurso público? Resiliência

Muitos candidatos ficam extremamente abalados quando experimentam as primeiras reprovações, alguns até abandonam o projeto de alcançar um cargo público por não saberem lidar com a dor da reprovação. Eles desconhecem ou desconsideram um fenômeno muito comum nesse processo de enfretamento das provas: dificilmente nas primeiras provas o candidato consegue apresentar resultados excelentes. Então, qual o caminho?

PRIMEIRO: DESENVOLVA ALTA RESILIÊNCIA

Em primeiro lugar, ao enfrentar provas de alto desempenho como o concurso público é importante desenvolver alta resiliência. A resiliência é um conceito emprestado da química dos objetos, tido como a capacidade de lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão, sem se deixar abalar, na verdade, significa a capacidade de cair e levantar, aconteça o que acontecer. Conceito este inteiramente aplicável às provas e concursos.

SEGUNDO: ESTUDE TODO O EDITAL

Em segundo lugar, não há como aguardar um ótimo resultado se todos os assuntos cobrados na prova não foram muito bem estudados. No caso do concurso público, considere todos os itens do edital. Se o candidato não consegue estudar todos os pontos, já vai para a prova em condição desfavorável considerando outros candidatos que tenham conseguido estudar tudo. O caminho é aprender a otimizar os estudos e elevar o nível da preparação.

TERCEIRO: O RESULTADO DA PROVA É O FEEDBACK

Em terceiro lugar, é importante considerar que o resultado da prova é apenas um feedback do nível de preparação, não tem nenhum outro significado. Se o resultado for satisfatório, ótimo, o trabalho foi bem feito e o candidato está no caminho certo. Se o resultado não for satisfatório é importantíssimo analisar o desempenho para encontrar os pontos que exigem melhoria e, imediatamente, retomar os estudos para superar as deficiências. Não há espaço para lamentação e entrar nessa é completa perda de tempo.

Essas e outras estratégias de aprimoramento são inteiramente aplicáveis ao contexto de provas e concursos. Passar em um provas de alto desempenho e em um concurso público não é fácil mas também não é impossível. Como solução, o portal Decidi Passar oferece uma série de treinamentos para aumentar a chance de aprovação, inclusive, com técnicas de aprendizagem (atenção, concentração, memorização) e estratégias de prova objetiva, discursiva e oral. Com essas técnicas vários candidatos foram aprovados em diversos cargos – Juiz, Defensor, Procurador, Técnico Judiciário, Assistente Administrativo, além da OAB e outras provas. Veja mais informações no portal www.decidipassar.com.br. Quem aprende a estudar escolhe o cargo!

Por favor, deixe-me saber o que você pensa deixando um comentário abaixo…

NEYDJA M D MORAIS, Professora, Preparadora de Candidato, Mestre em Direito, Procuradora da Fazenda Nacional de Categoria Especial no DF, ex-assessora de um Juiz Federal, Co-Fundadora do Portal Decidi Passar, com mais de 25 anos de experiência jurídica e em concursos.