Atenção Plena Mindfulness

Atenção Plena Mindfulness Em Provas e Concursos

 

Na preparação para provas e concursos, saber ativar o nível da atenção é indispensável para aumentar o poder de aprendizagem e facilitar o êxito na hora da prova. Esse aspecto, por si só, é suficiente para elevar o estudante/candidato acima da maioria. Agora, a grande pergunta é – como aumentar o nível da atenção?

Um estudo realizado pela Microsoft Canada verificou que a capacidade de atenção média do ser humano vem caindo nos últimos anos, como resultado do estilo de vida digital. Em 2000, figurava em torno de 12 segundos, em 2013 diminuiu para 8 segundos, menor que a de um peixinho dourado, que tem o índice de 9 segundos1.

Em uma linha oposta vem a noção de atenção plena (mindfulness) amplamente divulgada pelo monge budista vietnamita Thich Nhat Hanh. O termo atenção plena, mente alerta ou ainda consciência plena (ing. mindfulness, al. Achtsamkeit, fr. pleine conscience) designa um estado mental que se caracteriza pela autorregulação da atenção para a experiência presente, numa atitude aberta, de curiosidade, ampla e tolerante, dirigida a todos os fenômenos que se manifestam na mente consciente – ou seja todo tipo de pensamentos, fantasias, recordações, sensações e emoções percebidas no campo de atenção são percebidas e aceitas como elas são2.

A técnica da atenção plena – mindfulness reúne exercícios simples e poderosos, que podem ser praticados livremente no decorrer do dia ou em momentos específicos de treinamento. No caso, a simplicidade não é sinônimo de facilidade, pois, manter o nível de atenção requer esforço e treino. O exercício inicial consiste em parar e perceber a respiração, observando com muita atenção a inspiração e a expiração do ar, sua fluidez, velocidade, temperatura, os movimentos musculares, etc. Esse exercício simples faz com que o praticante traga sua atenção imediatamente para o momento presente.

Essas e outras estratégias de aprimoramento são inteiramente aplicáveis ao contexto de provas e concursos.  Passar em um provas de alto desempenho e em um concurso público não é fácil mas também não é impossível. Como solução, o Decidi Passar oferece uma série de treinamentos para aumentar a chance de aprovação, inclusive, com técnicas de aprendizagem (atenção e concentração) e estratégias de prova objetiva, discursiva e oral. Com essas técnicas vários candidatos foram aprovados em diversos cargos – Juiz, Defensor, Procurador, Técnico Judiciário, Assistente Administrativo, além da OAB e outras provas. Veja mais informações no site www.decidipassar.com.br. Quem aprende a estudar escolhe o cargo!

Deixe um comentário abaixo para que eu saiba o que vc pensa…

(1) Fonte: http://advertising.microsoft.com/en/cl/31966/how-does-digital-affect-canadian-attention-spans.

(2) Fonte: Bishop, S.R., Lau, M., Shapiro, S., Carlson, L., et al. (2004). “Mindfulness: A Proposed Operational Definition”, Clin Psychol Sci Prac 11:230–241.

 

NEYDJA M D MORAIS, Professora, Preparadora de Candidato, Mestre em Direito, Procuradora da Fazenda Nacional de Categoria Especial no DF, ex-assessora de um Juiz Federal, C0-Fundadora do Portal Decidi Passar, com mais de 25 anos de experiência jurídica e em concursos.